postado por Cinthya Rachel às 15:55
27
out

Bem, digamos que uma feijoada NUNCA vai ser light, rs. Mas dá pra deixar ela bem mais leve! Vem que eu te conto alguns truques.

Ingredientes (deu feijoada para umas 6 pessoas, viu? rs)

500 gr feijão preto (se for fazer na panela normal deixe de molho de um dia para o outro)

1/2 cebola grande

4 dentes de alho

1 folha de louro

pimenta calabresa à gosto

1 colher de sopa de salsinha (para finalizar)

1 linguiça calabresa

2 paios

2 costelas

400 gr de carne seca (cortar e deixar de molho de um dia para o outro trocando a água)

150 gr de lombo salgado (cortar e deixar de molho de um dia para o outro trocando a água)

90 gr de bacon


*feijão de molho, trocar a agua para cozinhar

 

Modo de preparo:

*oi, eu sou o paio que a Cinthya tinha esquecido de fotografar

Começo colocando as carnes salgadas (que ficaram de molho) em água fria e levando para aquecer, assim que a água começar a querer ferver eu desligo, jogo fora, ponho água fria e repito a operação. Se deixei a carne de molho faço umas 3 vezes, se não deixei faço umas 7, 8, assim consigo fazer a feijoada no mesmo dia, é só cortar a carne em pedaços menores para o sal sair mais rápido. Esse processo tira o sal em excesso e também muito da gordura!!!  Reserve! Dica: tire o máximo de gordura quando fatiar as carnes!!!

Numa panela bem quente e SEM gordura coloco o bacon para dar uma leve dourada.

Depois entra a linguiça calabresa e depois de uns 5 minutos o paio. Não coloco gordura NENHUMA, deixo as carnes refogarem com o óleo delas próprias.

Hora da cebola e do alho, aí o cheiro começa a ficar cruel!!!!

Coloquei as duas costelas defumadas.

Coloco as carnes que estavam reservadas, deixo todo mundo se entender por uns 5 minutos. Já ponho também a folha de louro e a pimenta calabresa.

Aí entra o feijão lindão sem a água que ele ficou de molho. Dou uma mexidinha, coloco água até cobrir e pronto. Se você fizer na pressão, em uns 40 minutos está pronto, só tome cuidado se você deixou o feijão de molho, pois ele cozinha MUITO rápido, é melhor usar ele sequinho nesse caso.

Como fiz na panela normal (sim, demorou HORAS) tive que fazer um processo no meio. Assim que o feijão cozinhou (uns 50 minutos), eu tirei ele e as linguiças e deixei de lado, e continuei cozinhando as carnes por mais umas 2, 3 horas. Prefiro cozinhar tudo junto e retirar o feijão no meio, pois dá MUITO mais sabor do que fazer separado, te garanto que vale a pena!

*Ehhh, parece que alguém exagerou na quantidade e teve q dividir em duas panelas, ehhehehhe.

Assim que as carnes cozinharem, volte o feijão e as linguiças para a panela (amassei alguns grãos antes, para engrossar), deixe cozinhar mais uns 15 minutos tudo junto. Aí vem outro truque! Desliguei e deixe esfriar por pelo menos uma hora. Você vai ver que a gordura vai subir e fica muito fácil de retirar o excesso com uma colher, isso também ajuda bastante pra feijoada ficar mais levezinha.

Antes de esquentar pra servir jogue a salsinha e PRONTO!

Eu faço um arroz branco e couve com muito alho e bacon pra acompanhar. Ah, sem esquecer a bisteca e a farinha <3




Nas categorias: receita